sábado, 26 de fevereiro de 2011

 

De Griffes e Marcas

 

26-fevereiro  2011 / Pierre Mccoy


No mundo da moda, ao invés de “marca” fala-se em griffe, que em francês quer dizer “garra”. Não sei com qual intenção esse termo foi aplicado ao vestuário, mas o fato é que acabou sinalizando que certas roupas imprimem em quem as usa (e naqueles que as vêem) uma pegada tão forte quanto as garras de um predador.
Sim, porque garra é prerrogativa de felinos, águias e gaviões, todos pertencentes ao topo da cadeia alimentar. A pessoa que usa uma griffe está, conscientemente ou não, prestes a ser devorada por ela. Assim como aquelas pobres gazelas sob as patas das leoas, nos documentários sobre vida animal.
E não é exatamente isso que acontece com quem insiste em usar roupas nas quais está estampada a tal griffe, se possível em letras garrafais? A pessoa deixa de ser pessoa pra se tornar um out-door ambulante. E, o que é pior, ainda paga por isso! Sendo que muita gente, não tendo como pagar (sim, custa caro ser devorado!), apela pras variantes chinesas ou paraguaias. Vale tudo, desde que a griffe esteja ali…
Mas o que faz uma pessoa valorizar a si mesma tão pouco, a ponto de acreditar que precisa de uma griffe pra ser alvo de interesse? Ah, o valor… taí uma palavra interessante! Quais valores pertencem a uma pessoa, independentemente da roupa que ela usa? A resposta está em você, leitor!
Uma griffe, vista de outro ângulo, nada mais é do que uma marca… como a do refrigerante, do sabonete, do carro, enfim, de tudo que está à venda.Donde a importância da marca numa sociedade fundamentada no consumo.Oh céus, o que seria de um mundo no qual as coisas e as pessoas são o que elas são, sem precisar de uma “marca” a lhes agregar um valor imaginário?
Da minha parte, sou mais que favorável a cortar, descosturar, refazer e desinventar os modelões que a gente usa. Aliás, pra isso tem até uma palavra: customizar. Com qual intenção ela foi inicialmente aplicada ao vestuário, eu não sei. Só sei que vale a pena usar e abusar dessa custominimização…e maximizar a sua pessoa! 
Graciously : Pierre Mccoy Lifestyle

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